quarta-feira, 13 de maio de 2015

Drogas, Rock... E Os Anos 60.


Acho que todo mundo em algum momento já disse: "ah como eu queria ter nascido naquela época...", Sabem, tem um filme que eu amooo, se chama Meia-noite Em Paris, e é uma delicia de se ver! E se trata justamente sobre isso, sobre amar o passado. Acho que as pessoas devem achar charmoso se agarrar ao passado, porque é isso que fazem, e na boa, há tanta coisa boa no agora, que não entendo o porquê de se olhar tanto para trás.

Mas se eu tivesse que escolher uma época? Com certeza os anos 60!! Cara, as melhores musicas decolaram nessa década! Beatles, Jimi Hendrix, Bob Dylan, Iggy Pop, The Doors, e claro não poderia deixar de mencionar Janis Joplin.

Janis nasceu na cidade de Port Arthur, no Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo músicos de blues tais como Bessie Smith, Leadbelly e Big Mama Thornton, e cantando no coro local. No ano de 1960 foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos. Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat. Mudou-se do Texas para San Francisco em 1963. Passou a morar no bairro de North Beach e a trabalhar como cantora folk.

Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira: sua bebida preferida era o southern comfort, uma marca de licor à base de álcool, frutas, especiarias e uísque. O uso de drogas começou a ser mais importante para ela do que cantar, e também começou a arruinar sua saúde, e assim como CbJr, e Amy winehouse, a cantora deixou nosso mundinho aos 27 anos de idade, no dia 3 de outubro de 1970 .

E hoje, como Janis é lembrada?
  • Por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época.
  • Pelos temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.
 As últimas gravações que Janis fez foram Mercedes Benz e Happy Trails, sendo a última feita como um presente de aniversário para John Lennon, que faria aniversário em 9 de outubro. Em entrevista, Lennon contou que a fita chegou em sua casa após a sua morte.

Sem dúvida, Janis, como tantos outros, nunquinha serão esquecidos! Pena que toda essa galera não vai saber disso agora... Mas o que vale é saber curtir todo esse som. Por isso, espero que aproveitem as favoritas do dia!

  1. Maybe
  2. Summertime
  3. Piece Of My Heart



0 comentários:

Postar um comentário